sábado, 3 de abril de 2010

Partenon




O Partenon foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega.

O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais do mundo.

Em 1687, um depósito de munição instalado pelos turcos explodiu após ser atingido por uma bala de canhão veneziana, causando sérios danos ao edifício e a suas esculturas. No século XIX, o diplomata britânico Thomas Bruce, 7.° Conde de Elgin, removeu muitas das esculturas sobreviventes para a Inglaterra, hoje conhecidas como Mármores de Elgin e expostas no Museu Britânico, em Londres. Uma disputa polêmica pede o retorno dessas peças à Grécia.

Adorei o Partenon, acho a arte grega uma das mais fascinantes. Adoro Atena, com certeza ela merece um monumento em sua homenagem :)

By: Lê

Um comentário:

  1. Bem, aqui vai mais um dos meus comentários críticos, pq sou obcecada pela mitologia greco-romana antes mesmo de saber escrever... devo tudo isso ao filme "Hércules" da Disney e as mais de cem diárias que paguei em menos de uma ano numa mesma locadora. Aprendi a gostar de Hera, aprendi a nao ir muito com a cara de Zeus (por favor nao me atire um raio), me apaixonei por Hades, Hércules nunca pareceu egoísta, Dionísio pra mim sempre foi divertido, bêbado, poderoso e esperto, Hermes sempre foi sinônimo de alguém em quem poderia confiar, Apolo do homem perfeito, rico, galinha, rico; Hefestos tbm era bonito na minha concepção; Afrodite, na minha opinião, tem cebelos pretos e exóticos olhos rosa; Atena sempre foi a deusa que me guiou nas provas; Ulisses meu herói engenhoso favorito; Paris um lindão conquistador que nao devia ter saído com a fama de covarde; Heitor que nao deveria ter sido morto por Aquiles; Aquiles que nao deveria ter trocado Briseid pelo primo Patroclo; Helena, tenho lá certo respeito... e poderia passar um dia inteiro aqui falando mais e mais sobre mitologia grega, mas nao haveria espaço suficiente - nao, nao estou me gabando. Eu li PJ, e isso foi anos depois de ja saber tudo sobre mitologia grega que Rick colocou lá, e o Partonon, OH CÉUS! É sinceramente um dos lugares mais inspiradores do mundo, que, graças a uma promessa só conhecerei quando estiver ganhando meu próprio dinheiro. Quem me conhece, deve estar estranhando: cadê Ártemis, ou Diana, no comentário? Sendo prática, ela está em tudo que escrevo.

    ResponderExcluir